Início Cursos Búzios Jogo de búzios - terceira lição

Jogo de búzios - terceira lição

E-mail Imprimir PDF

 

 O jogo de Búzios possui as seguintes características:

RELIGIOSA – Crenças a respeito de Deus e das divindades                                                                                     2

FILOSOFIA – Sabedoria da vida

CIENTIFICA – O destino das pessoas através das  previsões.

MATEMÁTICA – Composição numérica dos Odús, para prática do jogo do Ibò, e o número dos elementos utilizados nas oferendas.

 Todos estes elementos , devidamente interpretados, explicam a razão e origem de todas as coisas, a Vida e a Morte, o Ser humano e a Ética moral a ser seguida; explicam os Orixás e demais divindades , seus fundamentos, as folhas, os tabus, as cores e as razões dos ritos religiosos. É o mecanismo essencial para as relações entre o Orum e o Àiyé, ou seja, o plano físico e o espiritual. Oferecem a oportunidade  constante de reequilíbrio das pessoas mediante oferendas propiciatórias.

 

                                                                      O BÚZIO

É uma concha  marinha composta de duas faces: dianteira e traseira. A face dianteira contém uma fenda dentada de cima a baixo. A qual podemos chamar de boca. Segundo a totalidade dos babalaôs, é a parte falante do jogo. A face traseira, originalmente fechada, é aberta para propiciar o equilíbrio e a queda do búzio em duas posições , aberto e fechado, com idênticas probabilidades. Há quem diga  que o uso do búzio pela parte aberta manualmente é próprio das mulheres, e o uso da parte aberta naturalmente é próprio dos homens.

 Os búzios são denominados OWO EYO, que em certa época, eram utilizados como dinheiro. Há  outros, um pouco menores, denominados OWÓ ÈRÒ, que são os mais usados.

 De acordo com os mitos, a adivinhação pelos búzios foi introduzida pelo Orixá Oxum. Oxum começou a adivinhar para os clientes de Orúnmilà  quando ele estava ausente. Assim que òrunmilà descobriu, mandou Oxum embora. È por isso que Oxum, não compreendeu perfeitamente o sistema do jogo do Ifá.

 Os búzios também são chamados de CAURIS, palavra que vem de KAURI, da língua hindustani, e valeram como moeda na china desde o segundo milênio AC. Passaram para a África , e , no Congo, eram denominados NIIMBU, e aqui foram chamados pelos indígenas de jinbo ou zinbo. Outros grupos faziam braceletes e colares com eles , devendo, naturalmente, atribuir-lhes efeitos mágicos e terapêuticos.

 

Área Restrita

Quem está on line?

Nós temos 5 visitantes online

Estatísticas

Membros : 1176
Conteúdo : 348
Visualizações de Conteúdo : 1385503

Tag Cloud

Sobre o Autor...


Jose Luciano de Oliveira Nunes
Pai Luciano de Xangô
Mestre Umbarô